Ministério da Educação e Cultura
Programa Nacional de Tecnologia Educacional
Proinfo Integrado
Programa Nacional de Tecnologia Educacional
Proinfo Integrado
Curso de Introdução
à Educação Digital
Projeto de Pesquisa e Aprendizagem
à Educação Digital
Projeto de Pesquisa e Aprendizagem
Uso da tecnologia nas Atividades em Sala de Aula
Autores: Edigar Manoel
Eliene Amelinda
João David
Maria Eonice
Maria José
Maria Sileyziane
Marluce Araújo
Eliene Amelinda
João David
Maria Eonice
Maria José
Maria Sileyziane
Marluce Araújo
Introdução
Com a chegada das tecnologias vimos aparecer novos desafios, que tanto aflige os professores sejam eles com certa experiência em informática ou não. O contexto amplo, material e humano, em determinados tempos e espaços, não pode ser separado das discussões neste trabalho, sob pena de ficarmos falando sobre as tecnologias desenraizadas, longe das realidades que as condicionam, solando nossas idéias “das coisas que as possuímos dentro de nossas escolas”. E não só pensando em nossa realidade mais na grande maioria das escolas públicas do Brasil São as escolas onde atuamos aqui em Cupira tanto em áreas urbanas como nas áreas rurais, que ainda sofrem com a falta de infra estrutura, mas que nós professores já temos contato com certos meios de tecnologia e que podem utilizá-los com um recurso a mais em suas aulas, principalmente para complementamos com as tarefas para casa, pois é de fundamental importância que os alunos se sintam motivados para a qualidade dos seus rendimentos possa cada vez mais aumentar. Mas já percebemos que a grande maioria de professores e professoras já desenvolve formas criativas de ensinar e de educar, construídas dentro das limitações e das condições existentes. À partir desta atitude de respeito, de aprendizagem mútua, tem sido possível experimentar novas abordagens, com o uso das tecnologias da informação em sala de aula. Sabemos que a situação está melhorando lentamente em algumas escolas já existem muitas escolas que já possuem internet e aulas de informática para os alunos. Mas no entanto, queremos levar a tecnologia, de uma forma que seja construtiva tanto para o aluno como para o professor.
Desenvolvimento
Diante a corrida tecnológica que impera nos dias atuais é imprescindível que a escola, como um instrumento formador de novos cidadãos , esteja à margem das inovações tecnológicas e que elas ainda não garante o pleno mérito por melhoria da educação. Tendo em vista o problema com a falta de preparo e de recursos para trabalhar com a tecnologia em sala de aula, vimos uma necessidade de explorarmos esse assunto e tentarmos solucionar esse problema, que é o mau uso da tecnologia em sala de aula. Quando a escola tem o laboratório de informática temos que estarmos atentos pois não adianta levar o aluno para acessar a internet se não tivermos um objetivo de aprendizado, pois o computador em sala de aula ou nos laboratórios tem que ter um uso dirigido e com o objetivo, que é tornar a aula mais atrativa e com uma nova oportunidade de levar o aluno a buscar mais informação, e poderem está preparados para o futuro.
Desenvolvimento
Diante a corrida tecnológica que impera nos dias atuais é imprescindível que a escola, como um instrumento formador de novos cidadãos , esteja à margem das inovações tecnológicas e que elas ainda não garante o pleno mérito por melhoria da educação. Tendo em vista o problema com a falta de preparo e de recursos para trabalhar com a tecnologia em sala de aula, vimos uma necessidade de explorarmos esse assunto e tentarmos solucionar esse problema, que é o mau uso da tecnologia em sala de aula. Quando a escola tem o laboratório de informática temos que estarmos atentos pois não adianta levar o aluno para acessar a internet se não tivermos um objetivo de aprendizado, pois o computador em sala de aula ou nos laboratórios tem que ter um uso dirigido e com o objetivo, que é tornar a aula mais atrativa e com uma nova oportunidade de levar o aluno a buscar mais informação, e poderem está preparados para o futuro.
No mundo em que vivemos, grandes variedades de recursos tecnológicos estão disponíveis para incrementar nossas aulas e para facilitar o desenvolvimento dos nossos alunos. O uso com certeza em sala de aula traria um amplo conhecimento e despertaria a seu interesse pelas aulas, pois levar recursos como programas matemáticos para demonstrar teorias, também usar mapas online, recursos como programas que mostram o corpo humano sempre motiva o aluno a se dedicar mais e prestar mais atenção nas aulas. Como a tecnologia não está disponível para todos, vimos uma oportunidade, dos professores trabalharem com ela, em sala de aula, com os alunos, tanto com materiais concretos que seria a utilização do computador, como também com palestras sobre a importância que a tecnologia tem hoje no mundo. Pois com tantas novidades, como é o caso da internet, ela hoje é usada sem limites por aqueles que já têm acesso a ela, o que é muito preocupante, pois ela é uma ferramenta que tanto serve para o bem como para o mal. A tecnologia ela hoje assume um papel muito importante na educação, pois a tecnologia hoje é sinônimo de informação, onde podemos enviar ou receber informações em uma velocidade jamais vista, como no caso da internet, TV, celular entre outros meios, mas que alguns ainda não estão acessíveis a todos os grupos da nossa sociedade escolar. Pois nosso grande desafio é justamente como trabalhar com esses recursos tecnológicos em sala de aula, não só atingindo uma pequena parte dos alunos, mas preparando a todos para o uso devido da tecnologia tanto os professores como também os alunos. Ao professor cabe, portanto em comprometer-se de forma, mas justa o possível em levar o aluno a conhecer esses recursos que eles têm acesso ou poderá ter no futuro. Levando o aluno a ter noções básicas, principalmente de navegação em rede, pois vemos a necessidade de orientar o aluno a deixar o habito de usar o copiar e colar as informações da internet, sem nem se preocupar com o conteúdo que está pegando. Cabe também ao professor inserir a tecnologia em sala de aula com responsabilidade, orientando sempre o aluno da maneira, mas correta, e não só por que é correto, mas sim, pelo aproveitamento que o aluno pode alcançar no seu desenvolvimento. A tecnologia por si só não muda as praticas existentes mas pode alterar a qualidade das aulas si forem usadas corretamente:
“A máquina substitui o caderno e os livros, mas não alteram o contexto pedagógico. Portanto, as grandes inovações no processo educativo ainda estão por vir. E para que todo potencial tenha a chance de se desenvolver, é necessário preparar os professores para que possam ousar mais, sem perder o rumo e os objetivos educacionais” (Ana Ligia “Nova Escola” Nº253 pág. 34)
Com o uso da tecnologia em sala de aula, fica mais fácil atingir a todas as camadas de nossa sociedade e de que o professor pode ensinar mostrando o lado bom e o ruim da tecnologia se for usada de maneira inadequada. Pois o uso da tecnologia enriquece ambientes de aprendizagem onde o aluno interage com objetos e constrói seus conhecimentos, e tem a oportunidade de se socializar melhor com o mundo ao seu redor. Pois a tecnologia permite abrir novos horizontes e a preparar o aluno para um futuro melhor, e cabe ao professor prepará-lo ou encaminhá-lo para a era digital.
Conclusão
Os novos conhecimentos adquiridos no projeto foi uma nova oportunidade de refletimos quanto às atitudes tomadas pelos no crescimento e no desenvolvimento intelectual dos alunos.
Através de uma nova visão, podemos compreender que hoje é necessário conscientizar os professores e alunos para novas formas de utilizar as tecnologias em sala de aula e tornar uma aprendizagem satisfatória em nossas escolas.
Buscamos meios para procurar o melhor caminho para desenvolvermos uma aprendizagem satisfatória com o uso correto das tecnologias em sala de aula.
Entendemos que todos os indivíduos são capazes de aprender, é só não duvidar de sua capacidade, o aperfeiçoamento vem relacionando com a nossa força de vontade. Assim a caminhada do professor é permanente, por esse motivo a aprendizagem é um processo contínuo, precisamos estar sempre pronto para o novo. Ser profissional é ser responsável por tudo aquilo que é desafio em nossas vidas. Então é chegada à hora de nos educadores nos preparamos para uma nova jornada que é a introdução das tecnologias da informação em sala de aula.
Referências bibliográficas
Revista nova escola, ano XXVII; nº 253, pág. 32 e 34.
WWW.diaadiaeducacao.pr.gov.br/portals/pde/arquivos/1170-2.pdf. Acesso em 31 de julho de 2012.
WWW.criancamaissegura.com.br. Acesso em 31 de julho de 2012.
Nenhum comentário:
Postar um comentário