quarta-feira, 8 de agosto de 2012

Uso da Tecnologia nas Aulas de Geografia.


Ministério da Educação e Cultura
Programa Nacional de Tecnologia Educacional
Proinfo Integrado

 Curso de Introdução à Educação Digital
 Projeto de Pesquisa e Aprendizagem

Janailda Nair de Souza Gomes; Josefa Ismerinda dos Santos Silva; Josinaldo Djalma da Silva; Rita de Cassia Conceição Ferreira; Sibelly Nunes da Silva


Apresentação
            
            O avanço tecnológico tem revolucionado com as novas invenções sobre o espaço, O principal objeto de estudo da geografia. Existe hoje uma extensa variedade de mapas virtuais, programas, sites e outras tecnologias da informação de qualidade excelente que, quando associadas as linguagens textuais auxiliam no processo de ensino e aprendizagem, servindo como materiais de apoio.
            É notório que a utilização de informações teóricas integradas a imagens digitais como atlas, fotos aéreas em 3D e partes do globo terrestre em versão cartográfica, acessíveis em alguns sites da internet, podem proporcionar uma aprendizagem significativa nas aulas de geografia, principalmente através da interatividade entre o discente e o elemento estudado.
            Contudo, mesmo dispondo dessa variedade de opções metodológicas, ainda é restrita a utilização destes recursos nas praticas em sala de aula, tanto no ensino fundamental quanto médio.
            Entende-se que na maioria dos casos a deficiência está na infra-estrutura das instituições de ensino que não dispõem de tais recursos ou que possuem acesso limitado ou insuficiente ao quantitativo de discentes, porém também existem os casos de falta de informação em nível satisfatório da parte dos docentes, já que esta é uma metodologia recente e pouco utilizada no meio pedagógico.
            Por estes motivos dá-se a importância do desenvolvimento de pesquisas explanatórias sobre a determinada temática.
 
Objetivos

 ·         Apresentar os benefícios da utilização da informática no processo de ensino e aprendizagem;
·         Identificar os recursos tecnológicos que podem ser utilizados como estratégias didáticas nas aulas de geografia;
·         Orientar o docente no desenvolvimento de novas metodologias de trabalho englobando recursos digitais;
·         Avaliar os resultados obtidos após a introdução de métodos tecnológicos no ensino de geografia.
  
Desenvolvimento
  
As diversas áreas do conhecimento se complementam Enquanto recursos pedagógicos, auxiliando na interpretação da realidade social. O impacto das inovações tecnológicas no cotidiano escolar tem exigido níveis de conhecimento mais desenvolvidos para a atuação do profissional pedagogo no desempenho e no interfaciamento de sua profissão.
Para o ensino de geografia, a utilização de informações tecnológicas como opção metodológica contribuem na aprendizagem de fenômenos que são melhor entendidos a parti de dados estatísticos, imagens agregadas a sons digitais dando ênfase aos principais pontos de um conteúdo, criando um contexto mais atraente ao discente do que o modelo padrão de aulas em quadro de giz.
Já foi comprovado o potencial dos recursos da informática nos processos de ensino e aprendizagem por possibilitar ao discente uma maior interação com o seu objeto de estudo. No ramo da geografia, tecnologias como a simulação de espaços geográficos por meio do ambiente virtual, sites e programas que possibilitam a visualização de mapas, imagens de satélite e atividades em sala de aula e para o avanço pedagógico.
      Observa-se que ainda há a necessidade de uma maior orientação para o docente no que se trata da atualização das práticas metodológicas das aulas de geografia, englobando os recursos tecnológicos disponíveis na sua instituição de ensino.
      Nos dias de hoje a informática é apresentada como uma grande ferramenta de apoio ao processo de ensino aprendizagem, pois é um recurso que permite trabalhar com os conteúdos da geografia utilizando programas computacionais que vão ao encontro da necessidade do educador. Portanto o uso da tecnologia de conhecimento remoto em sala de aula é um avanço significativo na educação escolar.
 Á adoção deste recurso contribui para aulas mais atrativas, pois o aluno se sentirá muito mais motivado em estudar o espaço geográfico da sua própria região graças às imagens de satélites. Outro fator importante é criar condições para que o aluno possa começar a partir de sua localidade e do cotidiano do lugar, a construir sua ideia do mundo valorizando inclusive o imaginário geográfico.
      O que vemos com o apoio da informática é que os alunos se tornam participantes e críticos ao elaborar novos planos de informações ( mapas temáticos) que vem identificar e solucionar os impactos ambientais, o uso e cobertura do solo, e a falta de planejamento urbano regional entre outros.
      Quando usamos o mosaico Brasil satélite Sport concentra-se sobre a localização e extensão territorial e os limites geográficos do nosso país.
      Quando analisamos o papel da informática nas aulas de geografia vemos que o mesmo é de suma importância, pois procura facilitar e dinamizar o melhor aprendizado. Porém a informática atualmente tem apresentado técnicas de aprendizagem onde podemos conciliar o estudo geográfico com ensino tradicional buscando desta forma uma melhor compreensão dos conteúdos vivenciados. Quando tratamos dos assuntos relacionados ao aluno temos uma visão de mundo mais sofisticado  em termo tecnológico onde as aulas de geografia vai ter uma visão mais ampla onde a aprendizagem acontece mais realista, pois dentro desse contexto a geografia se torna mais proveitosa, porque temos uma maior aproximação do nosso aluno,dessa forma temos uma maior aproximação do nosso aluno, pois a informática consegue prender a atenção do educando e centralizar mais o papel do professor como interlocutor
A informática tem desenvolvido um papel de grande importância e na geografia e ela pode auxiliar o professor em vários assuntos: Em mapas regionais, divisão regional de nosso país, partes do nosso território que são destruídas através de queimadas, observação de imagens sobre o nosso meio ambiente, detalhes sobre a região nordeste e suas precariedades, por exemplo.
O uso da tecnologia nas aulas de geografia vai acabar com as aulas tradicionais trazendo alunos e professores para um mundo mais aberto em termos de conhecimento geográfico e tecnológico. O uso desse meio tecnológico vai aprimorar cada vez mais o ensino da geografia facilitando uma melhor aprendizagem.


Conclusão
  
Concluímos o nosso estudo que teve como base primordial o ensino da informática dentro das aulas de geografia. A mesma nos procurou incentiva como professores para abrilhantar mais o ensino geográfico e mostramos aos nossos alunos que a informática tem um beneficio muito grande, não só em informatizar mais também em gerar uma maior aprendizagem. Porém com base no estudo realizado durante o curso, concluímos que as aulas de geografia podem ser bem mais interessantes com o uso da tecnologia, pois percebe que o uso tecnológico durante as aulas contribuem de forma incentivadora no processo de ensino-aprendizagem.
Ao utilizar está metodologia o professor estará trabalhando com seu aluno deforma interdisciplinar, pois o uso da tecnologia na sala de aula abrange várias outras disciplinas e assim a aula de geografia ficará mais enriquecedora para os alunos. No entanto esperamos que a educação do século XXI possa ter maior aceitação e melhor desempenho por parte do alunado aonde os mesmos venha ter um maior desempenho em vários setores principalmente no campo educacional.

Referênias
www.google.com.br

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